Em janeiro de 2025, mais concretamente a dia 9, tudo muda — pelo menos no que diz respeito às transferências bancárias. A partir do próximo ano, as transferências interbancárias passam a ser imediatas e gratuitas em toda a Europa.

Até agora, este tipo de transferências, entre contas de origem e de destino de entidades bancárias diferentes, demoravam pelo menos um dia a ser concretizadas. É verdade que podia sempre escolher a opção de transferência imediata, mas esta modalidade vinha com um custo associado.

Nós já salvámos os bancos. Agora é a vez de os bancos nos salvarem a nós
Nós já salvámos os bancos. Agora é a vez de os bancos nos salvarem a nós
Ver artigo

Mas tudo acaba já em 2025. “Em rigor, o regulamento define que os bancos  não irão poder ter preçários diferenciados para transferências normais e imediatas. Ou seja, isso significa que os bancos devem fazer as transferências imediatas também de forma gratuita”, menciona o jornal “Observador”.

A medida foi aprovada e debatida pelo Parlamento Europeu, sendo que “várias soluções regulamentares nacionais foram adotadas ou propostas para aumentar a utilização de transferências de crédito instantâneas em euros”, refere o Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho.