Maria Leonor Esteves, cônsul-geral de Portugal em Genebra, na Suíça, está a ser acusada de humilhar, perseguir e ameaçar funcionários do consulado português no país. O comportamento da diplomata já deu origem a uma queixa no Ministério Público, que deu entrada em abril deste ano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros comprovou a denúncia contra a diplomata, avança o “Correio da Manhã”. Na causa da acusação, estão ameaças, perseguições e humilhações dos funcionários, sendo que, alegadamente, Maria Leonor Esteves terá usado termos como “animais” e “bestas” para se referir aos mesmos.

Betty Grafstein denuncia José Castelo Branco por violência doméstica. Ministério Público vai investigar
Betty Grafstein denuncia José Castelo Branco por violência doméstica. Ministério Público vai investigar
Ver artigo

Além do conhecimento do Ministério dos Negócios Estrangeiro, a queixa contra a cônsul-geral portuguesa em Genebra também foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Consulares.

Alexandre Vieira, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares, confirmou à Agência Lusa, tal como refere a RTP, a conduta de Maria Leonor Esteves de “perseguir e humilhar funcionários” e pelas práticas de assédio.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares refere ainda que “o ambiente laboral no consulado suíço em Genebra não é apropriado e, efetivamente, existem também utentes queixosos em relação à cônsul-geral”.

Com a denúncia em curso, José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, deslocar-se-á na próxima semana, entre 8 e 10 de maio, a Genebra, onde se encontra Maria Leonor Esteves.